🤖

Utilizando AIs no meu trabalho

Há dois anos utilizo ferramentas de AI em meus workflows. Elas me auxiliam desde o processamento de informações complexas e dados até maior clareza na comunicação, gerenciamento e otimização de tempo. Aqui está uma lista de como essas práticas impactam meu trabalho.

Atualizado em Outubro/25

Pesquisa

O processo de discovery exige levantamento e processamento de vastas quantidades de informações de diferentes fontes. Utilizo o Notebook LLM e o Claude para a análise exploratória e processamento dos dados advindos de conversas com stakeholders, desk research, benchmark e análise de dados quanti e quali.

Na prática, estes agentes funcionam como um assistente e biblioteca de projetos, me auxiliando especificamente:

  • Na coleta especializada de informações, mirando artigos e publicações online previamente curados;

  • Na documentação de cada projeto, criando uma base de dados e processos à que possa me referir rapidamente na busca e recuperação informações, palavras-chave ou processos aplicados; 

  • Na consolidação dos projetos em guias, manuais de estudos e FAQs para fácil compartilhamento com o time;

  • No processamento dos dados, reconhecimento de padrões e geração de insights a partir de prompts customizados para cada projeto.

• Revise todos os dados coletados pois IAs necessitam de intencionalidade, supervisão e NÃO SÃO 100% confiáveis.

• Tome cuidado com os dados sensíveis que você adiciona a qualquer inteligência artificial. Se pergunte se essa informação deveria ser compartilhada com uma ferramenta online.

Benchmark

Automatização no processo de pesquisa de landing pages: um agente AI percorre diferentes sites e salva prints em meu drive, além de trazer análises simples sobre a UI seguindo as heurísticas de Nielsen. Ferramentas usadas: Deepseek, Google Colab, Google AI Studio e Gemini. Para um próximo teste, pretendo combinar a nova feature do ChatGPT que utiliza o Figma diretamente na conversa e montar boards no Figjam com os prints das pesquisas.

Ideação

Realização de brainstorms e mindmaps no Claude ou ChatGPT para geração e coleção de referências para copy e design a partir de prompts personalizados.  Depois, vou iterando, aprimorando caminhos que podem ser mais interessantes e editando ideias que façam mais sentido.

Geração de imagem

Através de uma ferramenta chamada Visual Electric, criei imagens para alguns projetos pessoais. Um deles foi para um projeto de branding para uma marca que desenhei chamada Cata Fruta. Meu intuito era construir um primeiro caminho criativo com fotos mais realistas e que não tivesse a plasticidade que a gente encontra em muitas imagens geradas por IA. A marca foi feita por uma humana (no caso, eu!) e as imagens por IA.

Tamy Müzel

Copyright 2025 by Tamy Müzel

Tamy Müzel

Copyright 2025 by Tamy Müzel

Tamy Müzel

Copyright 2025 by Tamy Müzel